Meu Perfil

Minha foto
DABY SANTOS
Araioses, Maranhão, Brazil
Pesquise
Ver meu perfil completo

Seguidores

Mural de Recados

Visitantes Online

Visitantes

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Desde a administração do exprefeito Vicente de Paula Moura (1993/1996) que funcionário da prefeitura de Araioses não recebe seus vencimentos em folha na tesouraria da prefeitura. Isso ocorria no passado como exemplo de atraso e não raras as vezes esse método foi criticado por dar margens a manipulações que não combinam bem com a transparência administrativa.
Sempre os adversários de quem estava no poder diziam que o funcionário assinava a folha, recebia um valor como pagamento, mas lá na frete, os valores colocados pelos contadores nas prestações de contas eram outros, bem mais acima.
Agora, ao que parece, essa prática retrógrada está de volta. Isto se for verdade o que disse o dublê de radialista Agenor Santos no jornal (jornal?) que faz vez ou outra, na rádio da prefeita Luciana Marão feliz (foto), hoje ao meio dia.
Segundo ele os pagamentos dos funcionários serão feitos segunda-feira na tesouraria de Prefeitura obedecendo a uma lista feita pelo departamento de pessoal.
Se tal realmente ocorrer será mais uma ação que caracteriza mudança de discurso da prefeita. Afinal, em campanha ela prometeu completamente diferente. Ou seja, sua administração seria moderna, transparente e justa.
Tem muita gente sem entender o que pode está ocorrendo, pois ninguém entende como é que todos os funcionários têm conta no banco e a prefeita ordena seus pagamentos em folha.
Ela realmente está surpreendendo, não a todos, mas que está, está.






Vem aí o 1º BLOCOLOLIA de Araioses. Vai ser dia 20 de fevereiro no Country Club a partir das oito da noite. O evento vai reunir os principais blocos da cidade, que participarão de uma competição tipo gincana e na oportunidade será eleita a Raiunha do Carnaval de Araioses 2009. O Bloco Seca Litro (fotos) um dos mais tradicionais da cidade vai com tudo para conquistar o primeiro lugar.
Val Carvalho (foto) foi colocada no blog como de Natal (RN), mas, a bem da verdade ela nasceu lá, mas mora em São Paulo. Tem muitos amigos de orkut em Araioses e suas ligações com a cidade não param aí. Seu esposo é da terra dos Araios e nos deve uma promessa de que num tempo não muito logo, nos fazer uma visita e nos prestigiar com sua graça e simpatia.

No interior do Brasil, sem merenda, tem a fome. No sertão maranhense, a realidade é de fome e miséria.
No mundo, se discutem os bilhões dos ricos. No interior do Brasil, ampliam-se os retratos da pobreza. Nos bancos, os juros custam caro. No interior do Brasil, a vida parece valer pouco. Nas cidades, joga-se comida fora. No interior do Brasil, sem merenda, tem a fome. No sertão maranhense, a realidade é de fome e miséria. Nem os brinquedos animam as férias escolares no sertão. “Estou com saudade da escola, por causa da merenda”, conta Gerson Barbosa, de 9 anos. "Quando não tem merenda, os bichinhos ficam assim: esmorecidos. Não têm coragem para nada", diz a dona-de-casa Diolinda Carvalho. As escolas fechadas viram um tormento para o sertanejo. Sem as cantinas, as despesas com comida aumentam dentro de casa. As famílias pobres do Maranhão contam os dias para recomeçar as aulas. É que, no sertão, a merenda escolar é a principal refeição do dia. "Eles vão para o colégio e lá eles merendam. Quando vêm de lá, eles vêm com mais pouca fome. Aí, já comem menos", explica a quebradeira de coco Deuserly Lopes Cantanhede. A dona-de-casa Maria do Amparo Quaresma não vê a hora de mandar os dois filhos pra escola novamente. "Fica melhor, porque os bichinhos vão para o colégio em jejum e voltam com o estômago forrado", afirma Maria do Amparo Quaresma. A merenda escolar é tão importante na vida dessas famílias que até o número de faltas aumenta nas escolas que não servem alimento durante as aulas. "Quando não tem merenda os meninos quase não vão para o colégio", confirma a professora Francisca dos Santos. O Maranhão apresenta o quadro mais grave de desnutrição infantil no país: em alguns municípios, 28% das crianças são mal alimentadas segundo o ministério da Saúde. A desnutrição aumenta no período de férias. "Não tem aquela bolacha. Não tem o leite. Não tem aquele mingau que tem no colégio. Em casa eles não têm", aponta uma agente de saúde. Dois ovos cozidos e um pouco de arroz temperado só com água e sal. É tudo que restou pra matar a fome de uma família com cinco pessoas. “Sou pobre, não tenho condições de comprar comida para meus filhos”, diz um lavrador. "Nós não temos condição de comprar merenda", diz a dona-de-casa Anita Machado.
Matéria exibida no jornal Bom dia Brasil – Rede Globo 30.01.2009
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009






Faltando menos de um mês para o início do Carnaval, ainda não se tem conhecimento de como vai ser as folias do Rei Momo em Araioses. Fora os blocos que dão os primeiros sinais de vitalidade, por parte da prefeitura, nenhuma palavra.
A prefeita Luciana Marão Feliz diz que gosta de surpreender e espera-se para o Carnaval, que ela realmente surpreenda, mas de forma positiva fazendo, um calendário de eventos e ajudando os blocos do carnaval araiosense, que ao longo dos últimos anos são quem de fato fazem a alegria da festa.
Embora muito atuantes e organizados eles não foram valorizados como deveriam por gestores do passado, a exceção na administração de Zé Tude, que no carnaval do ano passado ajudou os blocos, trouxe bandas boas e fez o melhor carnaval de todos os tempos na cidade.
Isso foi muito positivo, pois manteve esses blocos na cidade impedindo de saírem para outras cidades como ocorria no passado. No tradicional carnaval de segunda-feira de Barro Duro em Tutóia a presença dos blocos de Araioses era uma das grandes atrações.
No ano passado foi diferente. Foi montado uma grande estrutura carnavalesca na Praça do VIVA e Carnaval em Barreiras (foto acima) ficou na história.
Se a administração não entender, que carnaval é uma festa popular, não valorizar os blocos e não dar ao povo opção de brincar o carnaval na cidade, com certeza os que tiverem condições irão a outras cidades brincar e gastar seus dinheiros lá.

Gracinha (foto) uma das mulheres mais bonitas de Araioses tem sido vista ultimamente debruçada sobre os livros. A amigos, ela diz que está se preparando para participar de concursos – sem especificar quais – que de uma hora para outra possam surgir.
E ela tem razão. Estima-se que este ano cerca de 600 vagas no serviço público serão abertas e os cargos só serão conquistados por meio de concursos.
O menor salário não seria inferior a dois mil reais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai propor nesta quarta-feira aos 17 governadores do Nordeste e Norte, além do Mato Grosso, parceria para reduzir os índices de desigualdade social nestas regiões. Os temas em discussão são a mortalidade infantil, analfabetismo, agricultura familiar, registro civil, entre outros. O tom das discussões é para que os governadores e prefeitos abandonem a passividade e reajam em busca de soluções para resolver as dificuldades.
O ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) afirmou que em março será firmado um compromisso entre União, Estados e municípios com o objetivo de diminuir os números negativos relativos aos indicadores sociais.
“Em março, vamos firmar um compromisso para acelerar [as alternativas que visam a] redução das desigualdades regionais”, disse Múcio. “[Já conseguimos muito], há muito o que comemorar, mas há muito o que fazer nesses dois anos [até as próximas eleições].”
Já a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) cobrou dos governadores que façam a sua parte, sem necessariamente esperar decisões do governo federal. “Daqui de Brasília, nós não superaremos essas desigualdades e diferenças porque é na ponta, onde vocês estão é que as questões se resolvem”, afirmou.
ReuniãoA reunião será realizada durante o dia inteiro, em duas etapas, no Palácio do Planalto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará apenas da fase final das discussões.
Estão presentes na reunião os ministros Fernando Haddad (Educação), José Gomes Temporão (Saúde), Mangabeira Unger (Assuntos Extraordinários), Paulo Vannuchi (Direitos Humanos), Franklin Martins (Comunicação), Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrária), além de Dilma e Múcio.
Também participam da reunião dos governadores da Bahia, do Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco, do Mato Grosso, do Ceará, do Pará, do Piauí, do Rio Grande do Norte, de Alagoas, do Acre, do Amazonas, de Rondônia, de Roraima, do Amapá e de Tocantins.
TemasAs discussões serão realizadas em dois grupos para debater os assuntos do Nordeste, em um local, e os do Norte e Mato Grosso, em outro. A iniciativa de chamar os governadores foi do próprio presidente, após ver os dados do Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, do IBGE) divulgados no final do ano passado, referentes a 2007.
Para o governo federal, as taxas de analfabetismo e mortalidade infantil no Brasil ainda são elevadas na comparação com outros países latino-americanos, e os piores dados são localizados no Norte e Nordeste.
Com os técnicos do governo, serão apresentadas sugestões e também recebidas críticas, segundo Dilma. “Estamos aqui numa parceria que é fundamental. Nós temos que tornar esses investimentos [que são repassados para os Estados] mais ágeis”, disse ela.
O objetivo, segundo interlocutores do Planalto, é estabelecer metas de redução dos dados negativos para as duas regiões e assim, elevar a média nacional.
Publicado em O Imparcial
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A prefeita Luciana Marão Feliz de Araioses está inovando na forma de administrar o município. Está surpreendendo como prometeu durante a campanha. Inovando, porque nenhum outro antes, usou uma estrutura particular sua para administrar o município e surpreendendo, porque nem seus mais chegados imaginaria que isso um dia ocorreria.
Chegando o final do primeiro mês de sua gestão, ainda não foi encontrado nenhum araiosense que tenha tido a honra de ser recebido pela prefeita em audiência. Na prefeitura teve-se notícia que estaria trabalhando no horário noturno.
Isso foi tornado público e agora o endereço onde a prefeita tem estado é em seu hospital. A bem da verdade, ao que tudo indica é lá onde estaria funcionando o centro administrativo do município.
Nos últimos dias são vistos frotas de carros (veja as fotos) onde se vê veículos da prefeitura e veículos particulares. Em regra carros de luxo e bem caros, supostamente de propriedade da prefeita.
Uma das primeiras medidas da dela foi desativar as atividades do hospital do município – a Maternidade Nossa Senhora da Conceição – passando todos (todos mesmos?) os atendimentos para o Regional, que é de sua propriedade.
Essa medida tem sido muito criticada. O que se esperava da prefeita era a valorização do patrimônio público municipal, onde se imaginava que uma das suas primeiras providências seria reestruturar o hospital público dando a ele, se não toda a condição de atendimento, pelo menos que atendesse os mais corriqueiros.
Em seu hospital particular não vão todos que precisam de assistência médica. Pessoas que tiveram um engajamento política na campanha dos adversários temem não serem bem atendidos e ainda ter que ouvir piadinhas de funcionários que não sabem separar as coisas.
Ontem à noite conversei longamente com uma pessoa que esteve em lado oposto ao dela na campanha política e me disse que já avisou a família, que se alguma coisa lhe acontecer não o leve pra o hospital da prefeita. Mande-o imediatamente para Parnaíba.
Parnaíba continua recebendo a maioria dos pacientes de Araioses. Até agora nada mudou. Tem casos que os atendentes do hospital sequer recebem um paciente para examina-lo e depois - dependendo da gravidade – manda-lo para Parnaíba. Um caso recente que ilustra essa situação foi o caso das irmãs de João Batista Dondon assassinado a pauladas, em sua residência no povoado Baixão do Poço, município de Água Doce, dias atrás.
Elas foram expandas (uma estava com fratura nas costelas) e da porta do hospital não passaram. Não foram recebidas pela equipe de plantão e tiveram de que, com seus próprios meios, se deslocar para Parnaíba.
Com a prefeita dando expediente dentro do Hospital Regional o acesso a ela é praticamente impossível. Antes de chegar a ela, muitas barreiras e obstáculos terão de serem vencidos.
Diante de minha incompetência jurídica não sei se é legal um gestor concertar os atendimentos e a administração em uma entidade particular e de sua propriedade.
Na campanha de 2004, ela foi obrigada pela justiça a tirar os carros de campanha da frente do hospital e o atendimento naquela casa de saúde. Creio que pelo sim ou pelo não o lugar dela dar expediente é no gabinete da prefeitura e não em seu hospital.
Com a palavra os entendidos no assunto.






Atendendo a milhares (bota milhares nisso) de pedidos o blog volta a publicar, a partir de hoje, as notas onde mulheres bonitas, inteligentes e sensuais de Araioses e de outras regiões possam ser vistas e admiradas por nossos leitores privilegiados.
Começamos com dose triplica, onde Sarah Maranhense, bela e inteligente e ainda professora de felizardos alunos araiosenses. Val Carvalho, que mora em Natal (RN), mas tem ligação com nossa cidade, já que é casada com araiosense e Kelly Melo bela da terra com pinta de modelo.

Ainda está um pouco longe, mais a galera do Boi da APAE de Araioses (foto) já faz planejamento de como se apresentar ainda melhor durante os festejos juninos de Araioses.
O Boi da APAE faz um trabalho muito sério no sentido de valorizar as tradições de nossas manifestações culturais ao mesmo tempo em que desenvolve um trabalho de inclusão dos alunos da entidade, com os demais seguimentos araiosenses.
Aonde vai, onde se exibe costuma levar um público fiel que admira e apóia o trabalho dos brincantes daquela entidade.
FRANCISCO JÚNIORDA EQUIPE DE O IMPARCIALCom um discurso apaziguador e pregando a união de todas as forças políticas do Estado em prol do desenvolvimento do Maranhão, o ministro das Minas e Energias, Edison Lobão, confirmou, em evento realizado no auditório da Assembleia Legislativa, o início da construção da refinaria Premium da Petrobras em Bacabeira (a 66 quilômetros de São Luís).
Ele admitiu que houve algumas resistências de setores do governo federal, mas em nenhum momento ocorreu qualquer possibilidade deste empreendimento ficar fora do Estado. A refinaria terá investimento de US$ 20 bilhões (cerca de R$ 45 bilhões), com capacidade para processar 600 mil barris de óleo bruto/dia, o que representa um terço da capacidade do país.
Participaram do evento, o governador Jackson Lago (PDT), o prefeito João Castelo (PSDB), a Procuradora Geral de Justiça Fátima Travassos, o filho do ministro Edinho Lobão, que ocupou a vaga do pai no Senado, o presidente da Eletrobrás José Muniz Lopes, o presidente da Cemar Carlos Piani, além deputados federais e estaduais e prefeitos.
Lobão elogiou a gestão do presidente Lula definindo-o como um homem conhecedor das necessidades das camadas mais carentes da população e atribuiu ao petista o sucesso de programas como Luz para Todos, que segundo dados do presidente da Cemar atinge no Maranhão quase um milhão e meio de pessoas. Durante a rápida entrevista aos jornalistas presentes no evento, ao ser questionado sobre reclamações relativas ao uso político do programa, Lobão frisou tratar-se de um momento de celebração e recusou-se a comentar tal pergunta. Durante todo o seu discurso ele manteve a postura conciliatória, e falando ao lado de um ex-adversário na disputa pelo governo do Estado, João Castelo, e do governador Jackson Lago, alvo de um processo movido pelo grupo político ao qual pertence, o ministro assegurou não ter “espaço para o ódio no seu coração”. No encerramento da sua fala, Lobão fez um apelo pela junção de esforços concentrados no bem estar da população maranhense e ressaltou que “em vez da classe política do Estado viver em um cabo de guerra, a melhor opção é que todos caminhem juntos na mesma direção”.
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
Tereza Lima (foto) entra as três filhas do casal Gentil Lima (vereador de Araioses) e Jacinta Holanda Lima (a mãezona da APAE) a que mais parece ter o DNA político dos pais. Na APAE ela é uma espécie de coringa e na ausência deles é quem toma a frente nos atendimentos.
Gentil, o jovem velho guerreiro, vez por outra fala em pendurar as chuteiras. Dando a entender que pensa em dar um tempo na política. Mas, cremos que não. Ele ainda tem muito a fazer pela política araiosense e pendurar as chuteiras, nem as do futebol. Pois vez ou outra, mesmo com seus 5.7, ainda bate uma bela bolinha fazendo lembrar dos tempos passados, quando se consagrou como grande zagueiro que era.
Mas se mais na frente houver necessidade não se surpreendam se Tereza Lima não mostrar com muita determinação sua vocação para a política. Se começasse agora, já teria eleitores.
César Machado (foto) eleito pelo PTB, vereador em Água Doce do Maranhão mostrou prestígio e força política ao levar o deputado federal Pedro Fernandes àquela cidade.
Na tarde de sábado (24) ele visitou em companhia do deputado clubes de jovens, desportistas, religiosos e mostrou ao parlamentar a sede da APAE do lugar onde a direção daquela entidade mesmo com as dificuldades que tem encontrado pela frente vem fazendo um bom trabalho.
Ao final consegui de Pedro Fernandes o compromisso desse se empenhar em conseguir recursos para a compra de um transporte e para a construção de sua sede.
A APAE de Água Doce funciona em um prédio alugado mais já tem um excelente terreno para esse fim.


Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo as escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais espaciais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos. (MEC/SEESP, 2001)

As aulas do CEERSEMA – Centro Ecumênico de Estudos Religiosos Superiores do Estado do Maranhão - ministradas sábado e domingo pela professora Claudia Araújo Oliveira (fot0) em salas cedidas pelo Ginásio Tudes Cardoso (Araioses – MA) teve como tema principal a Educação Especial.
Alunos das turmas “F” e “G” puderam na oportunidade tomar conhecimentos de uma realidade desconhecida por muitos, porém muito mais séria do que se imagina. Segundo a Organização mundial de Saúde, aproximadamente 10% da população possui alguma deficiência. O Censo Demográfico/IBGE realizado em 2000, usando um conceito amplo de deficiência, identifica na população brasileira 24.600.256 de pessoas (14,4%) com alguma dificuldade de ouvir, enxergar, locomover-se ou deficiência mental.
Esse dado, somados a outros, se materializou em dados mais do que suficiente para o início ações, cada vez mais voltadas para esse seguimento, que mesmo já tenha sido observado, desde os tempos do Império, agora desfruta de condições bem mais dignas na política educacional dos governos.
A Lei 9.394 – Lei de Diretrizes Bases - de 20 de dezembro de 1996 tem três artigos (58, 59, 60) voltados para a Educação Especial. O Art. 58 diz: Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
Após os debates, estudos de grupo e apresentações individuais se percebeu que os alunos ficaram bem mais conscientes de que ainda tem muito a fazer para que as diretrizes da Lei estejam funcionando a contento. Em Araioses nenhuma das escolas do município está adaptada aos padrões que exige uma educação espacial. Nem na forma estrutural, nem na pedagógica.
Essa situação existe por falta da correta aplicação da Lei. Recursos para esse fim são enviados aos gestores públicos desde a implantação das normas. Tudo era para está cumprido até 2010. Não tem havido fiscalização por parte dos legislativos e o povo – o maior interessado – por não ter consciência plena de seus direitos ainda não levou o problema ao Ministério Público, que constitucionalmente tem obrigação de exigir, da Justiça, o cumprimento da Lei.
Nas cidades que existe as APAEs, como no caso de Araioses, os alunos com deficiências especiais são mandados para lá. Isso passa a falca idéia que só nesses centros educacionais são aceitos esses alunos.
Não é isso que diz a Lei. Nenhuma escola pública pode se recusar um aluno com deficiência especial, seja ela a que for. E não é o aluno que tem que ser adaptado a escola e sim a escola a ele.
No final da tarde de domingo, na saída dos alunos da CEERSEMA houve quem garante ter percebido que entre eles se não todos, pelos menos partes deles vão está atentos e cuidar melhor da causa.
Neto Carvalho (foto) prefeito de Magalhães de Almeida, que disputou um mandato de deputado estadual nas eleições de 2006 e foi muito bem votado tem dito que só renuncia o cargo em seu município para concorrer novamente a mesma vaga nas eleições de 2010 se Jackson Lago for cassado e Roseana Sarney assumir o governo.
Há quem diga que isso não é verdade e que na realidade - é só uma tática diferente da de 2006. Neto não quer repetir os erros da campanha passada, quando entrou na disputa muito cedo, gastou o “gás” antes da hora e não pode fechar a eleição como devia.
Mais experiente e cabreiro vai esperar a hora certa para entrar no jogo. Afinal, quando disputou o mandato em 2006, Roseana não estava no governo e essa situação não foi nenhum empecilho para a jovem liderança do baixo Parnaíba tentar o cobiçado cargo.
Iolando LourençoRepórter da Agência Brasil
Brasília - A Comissão Executiva Nacional do PT reafirmou ontem (26) o apoio à candidatura do deputado Michel Temer (PMDB-SP) à Presidência da Câmara, mesmo com o lançamento da candidatura do senador José Sarney (PMDB-AP) para disputar a Presidência do Senado contra o senador petista Tião Viana (AC).
Segundo o presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini, a Executiva avaliou que, mesmo com a candidatura de Sarney, não havia nenhuma mudança a fazer na política do PT. De acordo com Berzoini, a candidatura de Tião Viana não se baseia só no PT, ela tem o apoio de seis partidos e o PT, mesmo sabendo das dificuldades, vai trabalhar para que o senador petista seja eleito presidente do Senado.
“Sabemos que é uma disputa difícil, mas não é uma disputa encerrada. Estamos disputando com um ex-presidente da República, que já presidiu o Senado duas vezes. Então, negar que será uma disputa acirrada seria simplesmente negar a realidade, mas acreditamos que é uma disputa que está em aberto”.
Berzoini criticou o momento do lançamento da candidatura do senador Sarney. Para ele, a candidatura foi posta muito próximo da eleição. “Isso não é bom para um processo de entendimento, mas a candidatura está colocada dentro das regras do jogo e vamos trabalhar para eleger o senador Tião Viana”.
Berzoini não acredita que o fato da eleição da Mesa Diretora do Senado ser antes da eleição da Câmara possa prejudicar o apoio do PT a Temer. “Temos toda condição de manter, independentemente da situação do Senado, a eleição na Câmara”, disse, ao se referir à manutenção ao apoio do PT ao deputado Michel Temer, qualquer que seja o resultado da eleição no Senado.
“Na Câmara não há qualquer mudança. O PT apóia a candidatura do deputado Michel Temer. Mantém seu compromisso assumido em 2007 e entende que essa é a melhor solução para a condução da Mesa da Câmara. Tenho a total convicção de que os votos do PT irão para o Temer. Não tenho qualquer dúvida sobre isso. Mesmo aqueles que eventualmente tenham divergências seguirão a orientação partidária”, disse Berzoini.
As eleições para as presidências e demais cargos das Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal serão realizadas na próxima segunda-feira (2). Na Câmara, disputam a presidência, além do deputado Michel Temer, os deputados Ciro Nogueira (PP-PI), Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Osmar Serraglio (PMDB-PR). No Senado, a disputa deverá ocorrer somente entre os senadores José Sarney e Tião Viana.
Iolando LourençoRepórter da Agência Brasil
Brasília - A Comissão Executiva Nacional do PT reafirmou ontem (26) o apoio à candidatura do deputado Michel Temer (PMDB-SP) à Presidência da Câmara, mesmo com o lançamento da candidatura do senador José Sarney (PMDB-AP) para disputar a Presidência do Senado contra o senador petista Tião Viana (AC).
Segundo o presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini, a Executiva avaliou que, mesmo com a candidatura de Sarney, não havia nenhuma mudança a fazer na política do PT. De acordo com Berzoini, a candidatura de Tião Viana não se baseia só no PT, ela tem o apoio de seis partidos e o PT, mesmo sabendo das dificuldades, vai trabalhar para que o senador petista seja eleito presidente do Senado.
“Sabemos que é uma disputa difícil, mas não é uma disputa encerrada. Estamos disputando com um ex-presidente da República, que já presidiu o Senado duas vezes. Então, negar que será uma disputa acirrada seria simplesmente negar a realidade, mas acreditamos que é uma disputa que está em aberto”.
Berzoini criticou o momento do lançamento da candidatura do senador Sarney. Para ele, a candidatura foi posta muito próximo da eleição. “Isso não é bom para um processo de entendimento, mas a candidatura está colocada dentro das regras do jogo e vamos trabalhar para eleger o senador Tião Viana”.
Berzoini não acredita que o fato da eleição da Mesa Diretora do Senado ser antes da eleição da Câmara possa prejudicar o apoio do PT a Temer. “Temos toda condição de manter, independentemente da situação do Senado, a eleição na Câmara”, disse, ao se referir à manutenção ao apoio do PT ao deputado Michel Temer, qualquer que seja o resultado da eleição no Senado.
“Na Câmara não há qualquer mudança. O PT apóia a candidatura do deputado Michel Temer. Mantém seu compromisso assumido em 2007 e entende que essa é a melhor solução para a condução da Mesa da Câmara. Tenho a total convicção de que os votos do PT irão para o Temer. Não tenho qualquer dúvida sobre isso. Mesmo aqueles que eventualmente tenham divergências seguirão a orientação partidária”, disse Berzoini.
As eleições para as presidências e demais cargos das Mesas Diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal serão realizadas na próxima segunda-feira (2). Na Câmara, disputam a presidência, além do deputado Michel Temer, os deputados Ciro Nogueira (PP-PI), Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Osmar Serraglio (PMDB-PR). No Senado, a disputa deverá ocorrer somente entre os senadores José Sarney e Tião Viana.
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
Acompanhei a visita que o deputado federal Pedro Fernandes (foto) fez a Água Doce do Maranhão e dele conseguir a entrevista que foi ao ar hoje, em meu programa Comando Geral, da Rádio Santa Rosa FM exibido no horário de 12h00min às 14h00min, de segunda-feira a sexta-feira.
Nela Pedro Fernandes falou de seu empenho em fazer com que a BR 402, que ligará Barreirinhas (MA) a Parnaíba (PI) passe pelas cidades de Água Doce e Araioses, para que possa ser facilitada a comunicação destas duas cidades com outras regiões.
O deputado disse já ter conversado com o governador Jackson Lago, e com a secretária Tema Pinheiro nesse sentido e que o DNIT é favorável ao projeto. Na oportunidade ele também pediu apoio de vereadores e da população da região, como forma de pressionar o governo do estado para que a estrada passe, não dentro das cidades, mas nas margens, para evitar o isolamento de hoje, que emperra o desenvolvimento dessas comunidades.
Sobre a estrada que liga Chapadinha a Piragi (Araioses), na divisa do Maranhão com o Piauí, que ele conseguiu aprovar o projeto de sua federalização no Congresso Nacional - depois vetado pelo vice-presidente José Alencar - ele nos disse: “Na realidade ouve uma maldade. Não sei de onde partiu, porque o Zé Alencar acabou de sair do hospital, numa dessas viagens do Lula e substituindo o Lula vetou, não vetou só esse, mais uma série de projetos. Mas eu estou trabalhando na possibilidade de derrubar esse veto. Não uma briga do legislativo com o executivo. Estou conversando como DNIT, que nos permitiu fazer isso e o DNIT vai levar essa proposta para que, na Casa Civil entendam que esse veto não é uma luta de poderes e sim uma necessidade de ter essa estrada federalizada. E estamos conseguindo. O diretor geral do DNIT o Pagot (Luis Antonio Pagot) sabe da necessidade disso, se convenceu disso e vai dar esse voto favorável a gente para que a gente coloque já em pauta no começo deste ano, nas primeiras reuniões do Congresso Nacional”. Pedro Fernandes nos disse ainda que a possível eleição de Sarney a Precedência do Senado favorece a derrubada do veto.
Ainda na entrevista Fernandes confirmou o desejo de ver a instalação na Assembleia Legislativa maranhense uma CPI do Judiciário. Segundo ele as declarações do desembargador Antonio Bayma Araújo, decano do TJ, sobre vendas de sentenças naquele poder é muito grave e não podem ficar sem investigação. Afinal, ainda segundo o deputado se você tem um mau político no legislativo, você tem esperança de trocar de quatro em quatro ano; se você tem um mau prefeito, mau governador, mau presidente você tem esperança de trocar em quatro e, quatro anos. Mas o judiciário eles são vitalícios. Então se nós não tivermos confiança no judiciário acabaram nossas esperanças.
Pedro Fernandes também disse que essa situação do processo que pede a cassação do governador Jackson Lago deve ter logo um final a favor do governador ou contra. O que não pode mais é continuar esse impasse que inviabiliza a administração do estado e prejudica sua população.
Ao tomar conhecimento de que a prefeita de Araioses Luciana Marão Felix (PSDB) teria despachado em horário noturno, nos dias 17, 18 e 19 deste, Marcio Machado (foto) disse em sua participação domingueira do programa Araioses em Debate (Santa Rosa FM) que estava instalado na cidade a administração coruja.
Isso é porque comentam que a prefeita durante esse três dias que esteve na cidade ficava trancada durante o dia em casa e a noite ia para a prefeitura.
O início da administração da prefeita que mora em São Luis já vem sendo questionada por muitos. Trouxe muita gente de fora para ocupar funções em seu governo deixando muita gente que lutou por sua eleição desprestigiada.
Um dos mais desapontado seria o vereador Zé Carlos que contava como certo o apoio da prefeita a sua eleição para a presidência da Câmara. Ele chegou a dizer isso a várias pessoas chegando mesmo a se dizer presidente daquele poder. Na hora H o apoio que ele esperava foi para vereadora Jacira Pires.
Não se consegue saber nada da administração. Tudo é centralizada na prefeita e ela não abre mão dessa situação. Quem quiser continuar com ela tem que aceitar as coisas assim.
Até agora nenhuma palavra sobre a situação desesperadora dos servidores do município que não receberam os salários de dezembro do ano passado e nem sabem quando receberão.
Do Portal O Dia
Na reta final da disputa pelo comando de Câmara e Senado, governadores aliados do Nordeste ensaiam rebelião contra a decisão do PMDB de lançar o senador José Sarney (PMDB-AP) para a presidência da Casa.
Entre os insatisfeitos estão Jaques Wagner (PT-BA), Marcelo Déda (PT-SE), Wellington Dias (PT-PI), Eduardo Campos (PSB-PE) e Jackson Lago (PDT-MA), que têm fortes divergências com o PMDB em seus estados. Foto: Jailson Soares.
Entre os insatisfeitos estão Jaques Wagner (PT-BA), Marcelo Déda (PT-SE), Wellington Dias (PT-PI), Eduardo Campos (PSB-PE) e Jackson Lago (PDT-MA), que têm fortes divergências com o PMDB em seus estados.
Pelo menos quatro deles manifestaram intenção de levar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sua desaprovação à ideia do PMDB de comandar as duas Casas do Congresso.
Eles devem aproveitar uma reunião sobre programas sociais no Planalto para alertar Lula. Por esses relatos, há forte risco de rebelião das bancadas aliadas na Câmara.
Os governadores admitem que terão poucos recursos para segurar deputados que ameaçam boicotar a candidatura de Michel Temer (PMDB-SP).
Com o esvaziamento da candidatura do senador Tião Viana (PT-AC), os governadores acreditam que pode haver alto número de traições de deputados nordestinos, inclusive do PT e do PDT.
Os governadores reagem porque o PMDB começa a rivalizar a disputa pelo poder local. O temor é que a eleição de Sarney fortaleça esses grupos do PMDB regionalmente. Por isso, já ensaiam liberar as bancadas nordestinas. Mas, antes, devem consultar o presidente Lula.
Na Bahia, por exemplo, o governador Jaques Wagner administra a rebelião do PMDB desde que o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, decidiu disputar o poder regional.
Em Sergipe, Déda guarda mágoas da campanha agressiva do senador Almeida Lima (PMDB) para a prefeitura de Aracaju. No Piauí, Wellington Dias enfrenta a oposição do senador Mão Santa (PMDB). O embate é ainda pior no Maranhão, onde Lago é o maior adversário da família Sarney.
Em Pernambuco, uma particularidade tem feito Eduardo Campos (PSB) trabalhar contra a candidatura de Temer: aliado do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), ele aposta na crise do Senado para conseguir mais votos para o comunista.
domingo, 25 de janeiro de 2009
Depois de tanta expectativa, especulações, ajustes e desajustes, a cidade recebe sua nova gestora que, de acordo com os discursos apresentados, fará, literalmente, uma nova administração.
Até aqui nada de diferente, visto que nem os discursos se renovaram. Afinal, todos têm como alvo suprirem carências nas áreas da saúde, educação e trabalho, dentre as mais mencionadas.
Também não ficou de fora uma expressão bastante atual: transparência. Essa palavra, de sentido óbvio, quer dizer claridade, limpidez. Portanto, gestor transparente é, no mínimo, aquele que presta contas regularmente do que está fazendo com o dinheiro público, ao seu patrão, no caso, o povo.
O que acontece é que na maioria das vezes tanto um como o outro se esquecem do lugar que ocupam. Um porque passa a se perceber no comando e se sentir um rei, aquele que antigamente tudo podia; o outro, porque esquece que é soberano e deixa de perceber a força que tem.
Outra expressão maciçamente pronunciada foi nepotismo, cujo significado refere-se à prática de favorecimento de familiares no preenchimento de cargos públicos. Todavia, verifica-se com muita freqüência, que os discursos de combate ao nepotismo não tem conseguido ultrapassar os limites dos palanques.
Seja como for, é demasiadamente cedo para que seja feita algum tipo de previsão sobre a qualidade das administrações daqueles que acabam de assumir seus cargos em 2009.
No entanto, uma frase chama a atenção pela força e pelo significado:...“transformar Araioses num lugar decente como nosso povo merece”. Em outras palavras: transformar Araioses num lugar digno, correto, honesto, o que significa dizer, que esta retidão deve começar por quem assumiu o comando da cidade, pois não se transforma algo só com palavras, mas com ações, com atitudes, com bons exemplos.
Contraditoriamente, algo deixa margem para suspeitas de que esta foi mais uma frase de efeito, parte de um discurso formatado. Pois alguma coisa que não cheira bem parece ter acontecido na votação para a escolha da mesa diretora da câmara. Algo que deixa transparecer a incoerência entre a teoria e a prática. Se assim for, a estratégia política realizada nos bastidores com esta finalidade, não pode ser considerada correta ou decente.
O novato



Nota:
O Novato é o pseudônimo de um colaborador do meu programa Comando Geral que apresento na Rádio Santa Rosa FM de segunda a sexta-feira no horário das 12h00min as 14h00min
sábado, 24 de janeiro de 2009
Com uma diferença de apenas dois votos a Chapa 2 que teve como candidata a presidente a professora Iranilde Benício de Carvalho e como vice o também professor Jomafre Araújo Braga (foto) foi a vitoriosa nas eleições para eleger a nova diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araioses – SINDSEPMA realizada neste sábado na sede da entidade.
Votaram 529 sócios. A Chapa 2 - a vitoriosa - obteve 189 votos; em segundo, com 187 votos a Chapa 1 de Francisco Leôncio Costa Santos e Margarida Amorim de Araújo e em último lugar, com 146 votos, a Chapa 3, de Edílson Costa Ramos e Waltermira Marreira da Costa. Ainda tiveram 5 votos nulos e 2 brancos.
A comissão eleitoral formada por Jodania Carvalho Alves, João Batista Marques Loiola Junior e Francisca Ferreira as Silva (Rosinha) fizeram um excelente trabalho haja vista que em momento algum do período eleitoral houve qualquer queixa ou reclamação ao trabalho da equipe.


O deputado federal Pedro Fernandes (PTB) esteve hoje à tarde visitando a cidade de Água Doce do Maranhão. A visita teve como objetivo rever e manter contato com lideranças políticas da região do baixo Parnaíba e atender convite do vereador César Machado (PTB) para conhecer as instalações da APAE daquela cidade.
O deputado ficou muito feliz de ver o trabalho que vem sendo feito pela entidade, junto à comunidade local e assumiu compromisso de se empenhar no sentido de conseguir recursos para a construção da sede da APAE e a compra de um transporte para servir os alunos que em bom número são de regiões bem distantes.
O deputado ainda visitou lideranças religiosas, desportistas e clube de jovens. De lá seguiu para Tutóia e Capadinha.
Era intenção de Pedro Fernandes visitar Araioses onde foi muito bem votado nas eleições de 2006, porém Marcio Machado presidente do partido por problemas de saúde de seu pai, Dr. Zé Machado não pode se ausentar de São Luis.
A vinda a Araioses ficou para fevereiro ou início de março.
Por Pedro Soares (da Folha de S.Paulo)
Rio- A Petrobras anunciou ontem seu novo plano estratégico para o período de 2009 a 2013, que prevê investimentos de US$ 174,4 bilhões -55% mais do que os US$ 112,4 bilhões do atual plano (2008-2012). Desse total, US$ 47,9 bilhões são para novos projetos de exploração e produção, com destaque para as novas áreas do pré-sal, que receberão investimentos de US$ 28 bilhões até 2013. É a primeira vez em que projetos da nova fronteira exploratória entram em um plano da estatal. Em exploração e produção, serão alocados R$ 104,6 bilhões, com uma alta de 61% ante o plano atual.
Para lastrear os investimentos desse plano, a Petrobras se baseou numa projeção do preço do petróleo a US$ 42 o barril do Brent -otimista para o atual cenário, em que a cotação caiu a cifras próximas a essa depois do estouro da crise. Apesar do crescimento do investimento, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse que não pretende executar o valor total do plano. O executivo diz que todos os projetos estão mantidos, mas serão feitos a um custo menor. “Vamos batalhar com todas as forças para reduzir custos.”
Segundo ele, os custos dos investimentos ainda estão contaminados pelos altos preços do petróleo, que bateu na casa dos US$ 150 o barril no ano passado antes da crise global. “Vamos endurecer o máximo possível na relação com os fornecedores. Se for preciso, vamos cancelar licitações e mudar o escopo dos projetos para baixar os custos.”
Gabrielli disse ainda que já estão praticamente assegurados os recursos necessários para os investimentos em 2009, de US$ 28,6 bilhões. A estatal já conta com US$ 11,9 bilhões -R$ 25 bilhões- do BNDES, assegurados com o aumento do orçamento maior do banco estatal, que foi reforçado pelo empréstimo de R$ 100 milhões do Tesouro Nacional.
Além disso, a Petrobras já assegurou um financiamento com um pool de bancos estrangeiros e nacionais no valor de US$ 5 bilhões. Com isso, a estatal precisaria buscar mais US$ 2 bilhões no mercado, segundo Gabrielli. O executivo disse ainda que os projetos das quatro novas refinarias estão assegurados e não serão postergados.
A meta da estatal é produzir no Brasil 2,6 milhões de barris/dia -atualmente, a produção diária é de 1,9 milhão de barris.Nos projetos da área de abastecimento e refino, a Petrobras investirá US$ 43,4 bilhões, com alta de 47% ante o plano atual. A cifra inclui as refinarias de Pernambuco, do Ceará e Maranhão (primeira fase) e o Comperj. A estatal espera chegar a 2013 com uma capacidade de refino de 3 milhões de barris em 2020.
Gabrielli disse ainda que a “prioridade absoluta do novo plano são os investimentos no Brasil”. “Não cresceremos nossos investimentos internacionais [estimados em US$ 16 bilhões no novo plano].”
Na foto de Ricardo Marques (Folha de S. Paulo), o presidente Lula, o ministro Edison Lobão (Minas e Energia) e o presidente da Petrobras, Sergio Gabrielle.
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Com o retorno das atividades do poder legislativo araiosense em fevereiro apenas dois vereadores – Gentil Lima e Dadá Coutinho (foto), ambos do PSC – vão atuar na oposição. Os demais, mesmo se elegendo em partidos que na campanha foram adversários da prefeita Luciana Marão Feliz, já se alinharam com ela.
Esse conceito ficou latente depois da eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Araioses quando os demais não só votaram na chapa de interesse da prefeita como até fizeram parte dela, como foi o caso dos vereadores Mano Gonçalves e Paulo Cardoso também do PSC. Jorge Bitencourt (PDT) e Julio César (PT) também não votaram como esperava a direção de seus partidos.
O PSDB de Luciana Marão Feliz elegeu três vereadores e não tinha número suficiente para formar a chapa. Esperava-se que os cinco que foram eleitos na coligação do ex-perfeito Zé Tude, que perdeu a eleição formassem a mesa que no caso seria precedida pelo vereador Gentil Lima.
As “’conversas” de bastidores mudaram o rumo da prosa e que se viu foi um show de infidelidade partidária.
Resta saber se alguma coisa vai sobrar para os infiéis no futuro. Pois pela frente o que se tem como certa será a postura de Gentil e Dadá na oposição.
A eleição para eleger a nova diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araioses – SINDSEPMA vai ser uma das mais disputadas. Pela primeira mais de duas chapas disputam o pleito.
A Chapa 1 que tem como candidato a presidente Francisco Leôncio Costa Santos (vice Margarida Amorim de Araújo) e a Chapa 3 presidida por Edílson Costa Ramos (vice Waltermira Marreira da Costa) se dizem independente e autônomas. Já a Chapa 2, única com uma mulher disputado a presidência, no caso a professara Iranilde Benício de carvalho (vice Jomafre Araújo Braga) é tida como da situação, uma vez que grande parte de seus membros fazem parte da atual diretoria.
Essa eleição é uma das mais importantes na história do sindicato. A Chapa vencedora vai encontrar muitas dificuldades para defender a categoria. Isso em função do que nos dar a entender de que forma Luciana pretende administrar o município. Vem dizem que pegou uma prefeitura que brada e há quem desconfie que por maioria dos vereadores lhe dando apoio queira no futuro derrubar conquistas dos trabalhadores.
O sindicato tem uma história de luta e muitas conquistas. Resta saber se os sócios vão saber escolher quem possa dar continuidade a esse trabalho.
O Estado do Maranhão apresentou em 2008 a maior taxa de crescimento de empregos formais entre todas as unidades da Federação, quando o estoque de assalariados celetistas aumentou 7,19% em relação a dezembro de 2007. A informação é do Ministério do Trabalho e Emprego, que acaba de divulgar que a taxa maranhense foi superior à média nacional, que no período atingiu 5,01%. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, na segunda-feira (19). Em números absolutos e relativos, o resultado do Maranhão é recorde da série histórica do Caged, iniciada em 1992. O saldo positivo apresentado no Estado nordestino entre os meses de janeiro a dezembro representa em números reais 19.344 postos criados. Os municípios que mais contribuíram para a expansão foram São Luís, com saldo de 12.670 carteiras assinadas; Imperatriz, 1.962 e Santa Inês, 553. Vale ressaltar que mais de 30 municípios obtiveram saldo positivo de carteiras assinadas no Estado em 2008.No mês de dezembro, questões sazonais, entressafra agrícola, férias escolares, esgotamento do consumo, além do reflexo da crise financeira internacional fizeram que os setores de atividade econômica fossem prejudicados. Tal fato acarretou um leve declínio de 1,94% no nível de emprego no Maranhão (- 5.711 postos de trabalho) no último mês do ano. Todavia, no acumulado do ano, o quadro foi diferente. Com 10.150 vagas criadas, por exemplo, a Construção Civil despontou na lista dos setores que mais contrataram em 2008. Em segundo, o Comércio, com 5.368 e, em terceiro, Serviços, com 4.755. Um ganho para os maranhenses e também para o Brasil, pois no ranking nacional conquistaram a 14ª posição em comportamento de emprego. Ambiente de confiança – O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Aziz Santos, avalia que o Maranhão está obtendo estes resultados “graças ao ambiente de negócios que existe hoje em nosso Estado”. Ele ressaltou que o Maranhão está atraindo diversos empresários e empreendimentos, em razão do clima de confiança criado pelo governo Jackson Lago. “Desde a posse do governador Jackson Lago, está se criando em nosso Estado um ambiente muito propício, de confiança e respeito, que fomenta o aporte de investimentos”, destacou Aziz Santos. Os dados do Ministério do Trabalho e Emprego apontam que o Nordeste foi a terceira região brasileira a gerar mais empregos no Brasil. Entre janeiro e dezembro, foram 203.617 postos, uma alta de 4,82%, segundo maior saldo do período. O total quase superou o recorde registrado em 2007, quando 204.310 postos foram criados. O Maranhão consta entre os Estados que mais impulsionaram as contratações da região, em 2008. Aparece em terceiro na lista dos cinco Estados que apresentaram o melhor resultado para o período. A frente dele está Pernambuco, com 52.800 vagas e variação relativa de 6,24% e Ceará, 41.441 postos e variação de 5,95%. Em seguida, Piauí com 11.324, uma alta de 6,05% e Sergipe 11.038 postos (+ 5,67%). Apesar de não estar na lista desses cinco mais, a Bahia apresentou, em termos absolutos, a terceira maior geração de emprego da região, 40.922 (3,37%).
Fonte: SECOM
Do Correio Braziliense
O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, disse nesta quinta-feira que faz parte dos planos do governo a construção de um milhão de casas populares em 2009. A idéia é combater o problema histórico de habitação no país e, ao mesmo tempo, amenizar outros problemas decorrentes da crise.
“O programa do governo para habitação é muito importante e será anunciado na semana que vem”, informou Miguel Jorge. Segundo o ministro, o assunto foi conversado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a viagem que fizeram recentemente à Bolívia e à Venezuela.
“O presidente manifestou que gostaria de construir um milhão de casas ainda neste ano. Eu acho que, de fato, faremos isso. Até porque esta será uma das grandes alavancas para retomarmos o crescimento e, principalmente, o emprego”, disse o ministro.
Ele explicou que o programa de habitação que está para ser anunciado ajudará principalmente pequenas e médias empresas e favorecerá o uso intensivo de mão-de-obra.
“Se você estimula a construção e venda de habitações populares, você causa um impacto enorme na geração de emprego em empresas locais porque, geralmente, as compras para as obras são feitas na própria cidade. Seja de materiais como tijolo e manilha, seja para alimentação e transporte dos empregados”, argumentou o ministro, que vê impacto similar com as obras de saneamento básico implementadas pelo governo.
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Mais uma vez o vereador Gentil Lima (foto) acompanhado de sua esposa Jacinta Holanda Lima estão na capital maranhense cuidando dos interesses da APAE de Araioses. Os dois viajaram ontem e retornam a nossa cidade amanhã. Lá serão celebrados convênios com governo do estado para serem postos em prática pela entidade visando um trabalho cada vez melhor para os especiais do município.
A APAE de Araioses vem ao longo dos anos desenvolvendo um trabalho muito importante e útil para seus alunos e pacientes sendo uma referência de qualidade no estado reconhecido por todos os que conhecem.



Mais uma vez o festejo de João Peres, que tem como padroeiro São Sebastião mostrou sua força. Durante mais de uma semana todas as atenções estavam voltadas para o povoado mais importante de Araioses, distante 6 km da sede da cidade. As novenas sempre foram muito prestigiadas pelos devotos do santo e demais católicos.
Na terça-feira, dia 20, milhares de pessoas participaram da procissão, que após as cinco da tarde percorreu as principais ruas do lugar tendo a frente o padre Valmir Thiel, que desde que assumiu a paróquia de Araioses tem feito um excelente trabalho de ativamento religioso trazendo de volta os fiéis distanciados.

O festejo mais uma vez manteve a tradição levando gente de todos os lugares do município para suas atrações sejam religiosas ou profanas. O Passarinho Clube fez onze dias de festa e todos teve bom e excelente público. Até rock rolou. As bandas locais e outras de outros centros fizeram as festas parecerem inesquecíveis para muitos.
Na última noite, dia 19, todas as festas lotaram, com destaque para a Companhia do Calypson no Lindabel Clube e Mulher Chorona no Passarinho Clube. Além dessas duas festas mais de meia dúzia ocorreu em outros locais, todas com muita gente.
O festejo de João Peres é o mais popular da região e carregado de um bairrismo muito acentuado. Nos eventos que ocorrem na sede da cidade pouco ou quase ninguém do bairro vai a Araioses. Porém, nas festas de lá ocorre o contrário.
Na festa do Lindabel Clube que esteve lotado o público era quase todo da cidade. Enquanto no Passarinho Clube lotou com o povão vindo de outros povoados.
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
A prefeita de Araioses Luciana Marão Feliz (foto) mudou radicalmente seu discurso depois de eleita. Antes da eleição ela e seus interlocutores costumavam dizer que o município tinha muito dinheiro, que milhões e milhões entravam nas contas da prefeitura e que o prefeito Zé Tude não fazia o melhor para o lugar porque não queria.
Agora a conversa é outra. Diz que pegou a prefeitura inadimplente – isso é verdade e já vem de muitos anos -, quebrada e com muitos débitos. Por conta de suas palavras há muita incerteza quanto à data do pagamento dos funcionários do município, que desde novembro do ano passado estão sem receber.
Tal incerteza é desesperadora, pois sem receber seus salários estão com seus compromissos atrasados, contas por pagar e sem ter como manter suas famílias.
Essa postura da prefeita já fez surgir as primeiras críticas a sua mal iniciada administração já que a mesma fez uma campanha se colocando como uma pessoa competente e com todas as condições de tirar o município da triste situação de pobreza.
Só queria que o povo lhe desse uma oportunidade.
Foi dada.
O prefeito de Santa Quitéria do Maranhão Manim Leal (foto) vem dizendo nas visitas que faz a Araioses – sua terra natal – que vai renunciar a prefeitura daquele município para ser candidato a perfeito de Araioses nas eleições de 2012.
Para muitos, tudo é balela, pois sabem que ele jamais faria isso. Sabem que Manim não pode disputar eleição para prefeito em cidade nenhuma do país nesta data. Como já foi reeleito em Santa Quitéria na última eleição não poderá mais disputar esse cargo em outro município, pois seria considerada uma segunda reeleição.
Ontros prefeitos já tentaram e se deram mal. Manim, dizem, está mesmo é querendo reunir umas lideranças de Araioses em grupo político para votar em seus candidatos a deputado estadual e federal que irá apresentar em 2010.
E tipo de assunto que o tempo dará a resposta. Quem viver verá.
Deu na televisão (Band News) que o ataque de Israel a Gaza causou a morte de 1.300 palestinos e 13 israelenses. Conta redonda: 100 palestinos para cada israelense. É a isso que Band News, Globo News, Joça News etc chamam de “guerra em Gaza” ou “conflito entre Israel e o Hamás.O abominável Carlos Heitor Cony, autor de célebre facada de R$ 2 milhões no erário da república — como “indenização” por cadeia mansa e desemprego temporário no tempo da ditadura — acha que não tem nada demais. Que isso de morrerem 1000 de um lado e 10 do outro não descaracteriza a “guerra”. Ainda faz graça: “Fosse assim, toda guerra tinha que terminar empatada”.
Blog de Walter Rodrigues: 20.01.2009

Uma noite com muito rock na terceira edição do Rock In Rio JP mais uma vez organizado com muito sucesso pelo professor Jomafre Araújo. O Passarinho Clube lotou na noite de quinta-feira dia 16 em João Peres.
Como no ano passado, a banda AUDIOGARAGEM (foto) de Parnaíba fez o show trazendo no repertório rock nacional de qualidade e ainda cantando grandes sucessos internacionais do ACDC, Nivarna, Pink Floyd entre outros.
Antes do show ainda ouve entrega dos destaques de 2008 e desfile de patricinhas.