Meu Perfil

Minha foto
DABY SANTOS
Araioses, Maranhão, Brazil
Pesquise
Ver meu perfil completo

Seguidores

Mural de Recados

Blog Archive

Visitantes Online

Visitantes

Blog Archive

terça-feira, 29 de novembro de 2011



Após 60 horas de viagem a Fanfarra Lira do Delta finalmente chega em casa com o sentimento do dever cumprido. Na última quinta-feira (25), 70 integrantes da Fanfarra, mais 10 membros da organização, partiram com destino à cidade de Maruim – PE, a 30 minutos da capital do Estado para representar a cidade de Araioses e o Maranhão na IV Copa Nordeste e Norte de Banda e Fanfarras Estudantis, sendo a única representante do estado. Depois das 30 primeiras horas de viagem cruzando os Estados do Piauí, Pernambuco e Alagoas, os componentes tiveram pouco mais de 2 horas para se aprontar e esbanjar muita alegria e desenvoltura no evento que teve um excelente público.
Apresentação da Fanfarra em Maruim - SE
As duas primeiras bandas a se apresentar foi a Lagoa Nova – PB, e a Heróis da Restauração – PE, mas foi somente depois que a Lira do Delta de Araioses entrou no Centro de Atividades Augusto Franco que o público foi ao delírio. Com um figurino de gala e músicas muito animadas, a Lira levantou a galera e deu um banho de charme, criatividade e bom gosto, mesmo sendo a mais jovens de todo o campeonato com apenas 5 meses de existência. As outras Bandas a se apresentarem, na mesma categoria da Lira, foi a Municipal de Ulianópolis – PA, Renascer do Sol – BA, Dragões da Bahia – BA e a Banda Manoel Luiz de Aracaju – SE, essas últimas foram muito aplaudidas, principalmente por ter torcida organizada formada por membros das outras categorias ou da comunidade local.
A prefeita parabeniza pessoalmente
os componentes
da Fanfarra pela apresentação
Além da Categoria Fanfarra Simples, houve a disputa nas categorias Banda de Percussão Juvenil, Fanfarra com 1 Pisto, Banda Musical Juvenil, Banda Musical Master e Fanfarra Show. No domingo foi a vez das categorias: Banda Marcial Infantil, Banda Marcial Infanto Juvenil, Banda Marcial Juvenil, Banda de Percussão Master, Banda Marcial Master e Banda Marcial Show em um total de 40 bandas.
Na noite do sábado, imediatamente após a última apresentação do dia, as bandas se reuniram para conferir as premiações. A Fanfarra Lira do Delta de Araioses ficou na quinta posição ficando à frente de outras bandas tradicionais e com muito mais anos de estrada. Para o maestro da banda, José Lindemberg, o resultado foi muito satisfatório, pois “a Lira fez uma bela apresentação e se não fosse a mudança no regulamento, descoberta apenas minutos antes da apresentação, o resultado teria sido muito melhor”. A Lira foi inscrita na categoria Simples sem recursos, isto é, bandas que não tem instrumentos com variações de notas, no entanto, a organização resolver unir na mesma categoria as Simples com recursos o que prejudicou a Lira na disputa de uma posição melhor. Mesmo assim, a Banda ficou à frente de banda com recurso.
O público acompanhou atento a apresentação da Lira
A prefeita, Luciana Trinta, destacou que para a primeira apresentação o resultado superou as expectativas. “Isso mostra que o governo municipal está no caminho certo, apoiando iniciativas que mostrem o potencial de nossos jovens e incentivando a serem cidadãos que representem com dignidade o nosso município e o nosso estado”, destacou a prefeita. A Lira foi a única que teve patrocínio exclusivo de um governo e o apoio com transporte, alimentação e o acompanhamento de um enfermeiro durante toda a viagem.
“O mais importante de participar deste evento, não era a conquista do título, mas sim a experiência que iríamos adquirir, e depois do contato que tivemos com outras fanfarras de outros estados, vamos nos dedicar mais ainda para vermos o nome do nosso município sempre em destaque”, enfatizou a Iaci Ycauá, uma das alunas membro da Fanfarra.
O próximo desafio já tem data marcada, será neste próximo final de semana em São Luís, aonde acontece o campeonato maranhense de Bandas e Fanfarras.

FONTE: TV DIFUSORA ARAIOSES
Prezados leitores,

O Blog do Daby mudou para http://www.dabysantos.com.br/

Blog do Luis Cardoso

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, o presidente do Tribunal de Justiça, Jamil Gedeon, e a procuradora Geral de Justiça, Fátima Travassos emitiram ontem, no início da noite, uma nota conjunta para falar sobre a posição deles em relação a greve dos militares.

Primeiro apontam a ilegalidade do movimento, para depois criticarem o que consideram intransigência por parte do manifestantes que não aceitam retornar ao trabalho.

Os representantes do Poder apelaram pelo fim da greve e ainda se colocaram como avalistas para garantir uma solução negociada, desde que os grevistas cedam primeiro.

Ora, qual a garantia que os manifestante terão de que não haverá retaliações e que as promessas de negociações serão cumpridas?

Não custa nada lembrar que os manifestantes deram esse crédito solicitado novamente e pararam o movimento por 15 dias, abortaram a greve no nascedouro, em reunião no Palácio dos Leões.

O acordo era de que haveria uma proposta a ser enviada ao Legislativo no dia 23 deste. E quem estava lá na reunião? O governador em exercício, Washington Oliveira, o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, e o presidente do Tribunal de Justiça, Jamil Gedeon.

E o que fez a governadora Roseana Sarney tão logo findou o prazo dado aos grevistas? Deu um murro na mesa e, do alto de sua autoridade exarcerbada, gritou que não negociaria nadica de nada e nem quis saber da pauta de revindicações dos grevistas.

Qual a sinalização democrática que o governo tem feito para negociar o fim da manifestação? Ameaça de deserção (expulsão) dos militares grevistas e prisão de todos. Que negociação é essa de uma uma via de única mão?

Abaixo, a nota conjunta:

O presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, do Tribunal de Justiça, Jamil Gedeon; e a procuradora-geral de Justiça, Fátima Travassos, assinam a nota.

O presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, do Tribunal de Justiça, Jamil Gedeon; e a procuradora-geral de Justiça, Fátima Travassos, assinam a nota.

SÍLVIA FREIRE

DE SÃO PAULO

A Polícia Civil do Maranhão decidiu na noite desta segunda-feira, em assembleia, decretar uma greve por tempo indeterminado a partir de amanhã. Será a quarta categoria de profissionais da segurança pública a parar no Estado.

Prisão de PMs grevistas no Maranhão é improcedente, diz auditor
PMs em greve invadem Assembleia e mantêm vigília no Maranhão

Após a assembleia, os policiais seguiram em passeata, pelas ruas de São Luís, até a Assembleia Legislativa do Estado, onde policiais militares e bombeiros estão acampados.

PMs, delegados da Polícia Civil e bombeiros estão em greve desde a semana passada.

O policiamento das ruas da capital do Estado e das principais cidades do interior está sendo reforçado por homens da Força Nacional de Segurança e por soldados do Exército.

Os policiais civis reivindicam a abertura das negociações com o governo do Estado para um novo plano de cargos e salários para a categoria. De acordo com os policiais civis, em abril foi acordado com o governo a criação de uma comissão para discutir o assunto.

Os policiais civis estão solidários às reivindicações dos policiais militares e bombeiros, que pedem reajuste de 30%.

Segundo lideranças do movimento, metade dos policiais civis vão manter as atividades a partir de amanhã para atender casos urgentes e flagrantes.

Metade dos delegados da Polícia Civil também estão trabalhando. Eles reivindicam do governo o envio de uma proposta de emenda constitucional para a Assembleia Legislativa reconhecendo o cargo como sendo carreira jurídica.

O governo do Estado disse que está em estudo uma proposta de plano de carreira e realinhamento salarial para todo o funcionalismo, entre eles os policias civis e militares e os bombeiros. A proposta reivindicada pelos delegados, segundo a assessoria de comunicação do governo, já foi enviada à Assembleia.

Foram 349 casos da doença entre as jovens contra 296 entre homens.

População mais afetada pelo vírus da Aids tem entre 35 e 39 anos.

Nathalia PassarinhoDo G1, em Brasília


Em 2010, foram registrados mais casos de mulheres entre 13 e 19 anoscom Aids do que homens da mesma faixa etária. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (28) pelo Ministério da Saúde, em 2010, foram registrados 349 casos de Aids entre meninas contra 296 notificações do vírus entre meninos. Pelos números, a incidência da doença entre mulheres jovens é de 2,9 para cada 100 mil habitantes, enquanto entre homens a taxa é de 2,5 para cada 100 mil.

Até 30 de junho de 2011, 137 meninas de 13 a 19 foram infectadas, enquanto 110 jovens do sexo masculino tiveram a doença detectada.

"Temos uma grande preocupação com mulheres jovens, de 13 a 19 anos, pelo fato de ter mais mulheres que homens nessa faixa etária e pelo aumento dos casos de Aids entre meninas”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em entrevista coletiva. Um dos focos da campanha do governo federal de prevenção da Aids em 2011 será o público jovem feminino.

No recorte de 15 a 24 anos, a incidência da doença é maior entre homens. De 1980 a 2011, foram diagnosticados 66.698 casos de Aids entre jovens dessa faixa etária, sendo 38.045 do sexo masculino e 28.648 do sexo feminino, o que representa 11% do total de casos notificados no Brasil nos últimos 21 anos.

A região com maior incidência de Aids entre jovens em 2010 é o Sul, com 14,3 casos para cada 100 mil habitantes, seguida do Norte (12,8), Sudeste (9,2), Centro Oeste (7,9) e Nordeste (6,9).

De acordo com o Ministério da Saúde, o conhecimento da população jovem sobre as formas de infecção pelo vírus HIV é "alto". Estudo realizado pela pasta entre 2007 e 2008 mostra que 97% da população de homens entre 15 e 24 anos sabem que a melhor forma de evitar o contágio da doença é usar camisinha. Além disso, o estudo mostrou que a população jovem, em geral, é a que mais usa preservativo.

Maior incidência
Quando se leva em consideração tanto homens quanto mulhares, a incidência da enfermidade é maior entre pessoas de 35 a 39 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2010, a taxa de incidência da doença entre pessoas dessa faixa etária é de 38,1 para cada 100 mil habitantes. A taxa de incidência da doença entre homens dessa faixa etária passou de 67,8 casos a cada 100 mil habitantes em 1998 para 49,4 em 2010. Já a verificada entre mulheres aumentou de 26,8 casos a cada 100 mil habitantes para 27,4. A segunda faixa etária com maior incidência é entre 30 e 34 anos (37,4 para cada 100 mil habitantes).

Na faixa etária acima de 50 anos, a taxa entre mulheres aumentou 75,9% em 2010 na comparação com os dados de 1998. Nos homens, a incidência passou de 14,5 casos por 100 mil habitantes em 1998 para 18,8 no ano passado.

Infográfico Aids 2011 novos casos (Foto: Arte / G1)

Infográfico Aids 2011 óbitos - VALE ESTE (Foto: Arte / G1)

Supremo vai decidir sobre a aplicação da lei nas eleições de 2012.
Neste mês, julgamento foi adiado porque Joaquim Barbosa pediu vista.


Débora SantosDo G1, em Brasília

O voto do ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2012 está pronto, segundo apurou a repórter do G1. Desde o início do mês, o julgamento da ficha limpa no STF está suspenso devido a um pedido de vista do ministro.

Depois que o sistema eletrônico interno do STF acusar a liberação do voto de Barbosa, estará atendida a condição técnica para a retomada do julgamento, o que acontecerá quando a presidência voltar a relacionar o caso na pauta do tribunal.

A suspensão do julgamento ocorreu em sessão no início deste mês, quando Barbosa pediu vista de três ações que buscam esclarecer os efeitos da lei na eleição do ano que vem. Até aquele momento, somente o relator do processo, ministro Luiz Fux havia votado – a favor dos pontos da lei que garantem sua aplicação em 2012.

Antes da suspensão do julgamento, no último dia 9 de novembro, somente o relator do caso, ministro Luiz Fux, havia votado – a favor dos pontos da lei que garantem sua aplicação em 2012.

Na ocasião, Barbosa disse que pediu vista para evitar um novo empate, como os que ocorreram em outros casos envolvendo a ficha limpa. Ele afirmou que só liberaria os processos para dar sequência ao julgamento depois que o plenário estivesse completo.

O Supremo conta atualmente com dez ministros, um a menos que a sua composição completa – Rosa Maria Weber Candiota, indicada pela presidente Dilma Rousseff, ainda não foi sabatinada pelo Senado e não tem data para tomar posse.

Como o voto de Barbosa ficou pronto, há chance de a análise do caso vir a ser retomada antes do recesso do Judiciário, que começa no dia 19 de dezembro. Na ocasião em que Barbosa pediu vista, ministros avaliaram que o caso só voltaria à pauta em 2012.

A repórter do G1 apurou que a possibilidade de que algum ministro reveja sua posição – e evite um eventual empate – é o que pode permitir que o caso venha a ser julgado ainda neste ano, mesmo com a Corte desfalcada.

O Supremo vai analisar ponto a ponto a lei e definir se as regras são constitucionais e podem ser aplicadas às eleições municipais de 2012.

Alguns ministros ouvidos pela repórter do G1 também demonstraram preocupação em definir mais rapidamente a aplicação da lei para evitar problemas com candidaturas dos partidos.

Conflitos
As ações que buscam definir os efeitos da norma para 2012, foram apresentadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo PPS e pela Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL).

A lei impede a candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisões colegiadas ou que renunciaram a cargo eletivo para evitar processo de cassação.

O primeiro impasse sobre a Lei da Ficha Limpa surgiu com a dúvida sobre sua aplicação nas eleições de 2010. De acordo com a Constituição, a lei que altera o processo eleitoral não pode ser aplicada no mesmo ano que entrou em vigor. Com base nesse argumento, em março deste ano, a maioria dos ministros do STF derrubou a validade da norma para o pleito do ano passado.

Diante das divergências em torno da aplicação da Ficha Limpa, passados 13 meses do fim das eleições, há políticos que, mesmo tendo conseguido votos suficientes para se eleger, ainda tentam na Justiça assumir os mandatos.

No julgamento, o Supremo vai analisar se a lei tem pontos que contrariam a Constituição. Para alguns ministros do STF, o fato de a lei atingir condenações anteriores à sua vigência seria contrário ao princípio da segurança jurídica.

O artigo 5º da Constituição afirma que "não há crime sem lei anterior que o defina". Dessa forma, os condenados por órgãos colegiados antes da lei não poderiam ser punidos agora. Se prevalecer essa tese, a Lei da Ficha Limpa valerá apenas para condenações ocorridas depois da edição da norma.

A Lei da Ficha Limpa é questionada ainda por declarar inelegíveis políticos que ainda poderiam recorrer das condenações que sofreram. Segundo os críticos da lei, a ficha limpa contraria o chamado "princípio da presunção de inocência", pelo qual uma pessoa só pode ser considerada culpada depois de esgotadas todas as possibilidades de recurso.

Blog do Luis Cardoso

Momento em que os policiais civis chegavam a sede do Legislativo

Momento em que os policiais civis chegavam a sede do Legislativo

A manifestação dos grevistas militares ganha reforço direto e indireto a cada dia. São movimentações que partem do seio militar, da sociedade doando mantimentos alimentares, e da classe política, e, por último, da Polícia Civil.

Agora, no início da noite, deputados estaduais, com o aval do presidente da AL, Arnaldo Melo, decidiram que as sessões plenárias estarão suspensas até que os grevistas deixem o prédio do Legislativo.

E mais: podem permanecer no prédio sem nenhum incômodo, o tempo que desejar. Não haverá, tambem, sessão especial durante o período.

E agora, com o reforço da Polícia Civil, que também já ocupou o prédio da AL, se instalou de vez o clima de caos no sistema de segurança do Maranhão.

Com essa decisão da presidência do Legislativo, o movimento se fortalece e aumenta a distância entre as duas parte na mesa de negociação. Não tem mais recuo.

O governo estadual tem importante matéria para ser aprovada até o início do recesso parlamentar, agora no final da primeira quinzena de dezembro.

É o Orçamento Geral do Estado para 2012. Já começa a ganhar apoio a proposta do deputado Rubens Júnior de que o orçamento seja votado somente depois da solução para a greve.

A governadora Roseana Sarney demonstra despreparo para lidar com a questão e tem sido pessimamente orientada.

Poderia ter evitado tal situação se colocasse um interlocutor com sensibilidade na intermediação do problema. Agora a situção ficou difícil de ser contornada. E podem aguardar que os professores se movimentam para cruzar os braços. Aí lascou tudo.



Blog do Ed Wilson

Diversas entidades estudantis e dos movimentos sociais vão realizar nesta terça-feira 29, às 15 horas, uma manifestação reivindicando o fim do governo Roseana Sarney (PMDB).

A concentração será a partir das 15 horas, em frente à Assembléia Legislativa, onde estão acampados os policiais militares, bombeiros e policiais civis em greve.

Em Imperatriz também haverá um ato público organizado por diversas entidades dos movimentos sociais, em solidariedade à greve no Sistema de Segurança e pela saída de Roseana Sarney do governo.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Blog Jornal da Parnaíba

Francisco José de Souza Silva
A denúncia foi feita por pacientes acidentados. Segundo as declarações dadas por Francisco José de Souza Silva, ele chegou ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI às 3h10 da madrugada deste domingo (27) e até o final da tarde ainda não tinha aparecido um médico no local para avaliá-lo.

Francisco Silva e Antônia sofreram um acidente de motocicleta na cidade de Chaval no Ceará e ficaram bastante lesionados. “Aqui eles só falam que não tem médico e mandando aguardar. Meu joelho era pra ser ponteado e eles fizeram isso aqui (colocar gaze) agora não dá mais pra receber os pontos”, desabafa o paciente.

OUTRAS DENÚNCIAS:
Durante todo este domingo a Redação recebeu ligações não apenas de pacientes que precisaram de atendimento ao dar entrada no HEDA, mas também de profissionais de saúde inconformados com a falta de médicos no hospital.

O Portal tentou contato com os diretores da instituição de saúde, mas não obteve sucesso.



Blog do Luis Cardoso

A governadora recebeu orientações de assessores idiotas e imbecis a solicitar do camando da Polícia Militar a deserção dos militares grevistas. Se acatar, todos serão imediatamente expulsos da corporação. Um ato radical, burro, que demonstra a falta de sanidade do governo.

Governadora Roseana Sarney

Governadora Roseana Sarney

Ora, são métodos e práticas adotados pela velha ditadura militar, regime que nem o pai, senador José Sarney, abraçou a causa. Alguém precisa orientar melhor a governadora. Uma atitude que exala o odor do senador João Alberto.

Hoje, 27 de novembro, a manifestação engrossa em suas fileiras. Já ganhou adesões importantes dentro da categoria. E estão previstas para esta segunda-feira mais e mais adesões dos militares do interior, a exemplo de Balsas e outras cidade. Não tem mais freio.

Além disso, estão paralisados neste momento mais de três mil homens e mulheres. Sugeriram à governadora nomear os excedente dos últimos concursos, sem a menor experiência com o trato com bandidos e com a execução dos serviços do sistema de segurança. Uma lástima! Estamos fritos!