Meu Perfil

Minha foto
DABY SANTOS
Araioses, Maranhão, Brazil
Pesquise
Ver meu perfil completo

Seguidores

Mural de Recados

Blog Archive

Visitantes Online

Visitantes

Blog Archive

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Blog do John Cutrim

A postagem do blog “CPI recebe apenas oito assinaturas; 34 deputados são suspeitos de propinagem” (reveja aqui) provocou certo alvoroço em alguns deputados.

Na matéria publicada abaixo afirmamos que era necessário a Assembleia Legislativa do Maranhão apurar com rigor a denúncia de que um deputado estadual maranhense recebeu R$ 1,5 milhão de empresários da construção civil para apresentar um projeto flexibilizando a derrubada de babaçu, com a finalidade de permitir a construção de condomínios e prédios na cidade.

E o agravante: Uma quantia de R$ 50 mil teria sido distribuída a cada deputado no sentido de “convencê-los” a votarem a favor do projeto, que acabou sendo aprovado na Casa.

Nesse sentido questionamos o fato de que apenas oito deputados – Bira do Pindaré, Eliziane Gama, Rubens Júnior, Carlinhos Amorim, Tatá Milhomem, Luciano Leitoa, Neto Evangelista e Gardênia Castelo – terem assinado a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), proposta pelo deputado Bira do Pindaré, para apurar o caso.

Colocamos em suspeição, desse modo, os outros 41 deputados que não assinaram a CPI, deduzindo (até que se prove o contrário) que poderiam ter se corrompidos com para aprovarem tal projeto.

Isto é, pelo fato de não terem se manifestado, recorremos a máxima de que “quem não deve, não teme” e “quem cala, consente”.

Tendo em vista a provocação, alguns parlamentares, que não colocaram suas assinaturas no pedido de abertura da CPI da propinagem, entraram em contato com o blog.

O deputado Zé Carlos ligou afirmando que defende uma apuração exemplar do caso e que colocará, na segunda-feira, sua assinatura a disposição tanto de uma CPI quanto de uma comissão para investigar a denúncia de propinagem.

Em conversa telefônica também com o titular do blog, o deputado Raimundo Cutrim defendeu, nesse primeiro momento, que a Corregedoria da Assembléia Legislativa apure as denúncias. Caso não tenha efeito, aí sim, na sua avaliação, acha que é necessária uma CPI.

No início da noite o deputado Marcelo Tavares ligou garantindo que também assinará a CPI. “Já estou entrando em contato com o deputado Bira do Pindaré para assinar o requerimento pedindo a instalação da CPI. Até sexta-feira já devo ter assinado”, informou Tavares. O líder do Bloco de Oposição desafiou a governadora Roseana Sarney a liberar a bancada do governo para assinar a CPI.

Em comentário enviado ao blog, a deputada Vianey Bringel também se posicionou. Ela comungou da opinião do deputado Raimundo Cutrim e é a favor que a Corregedoria da Assembleia Legislativa averigúe as denúncias.

“Gostaria de informar que também estou indignada com todas estas denúncias envolvendo aprovação de projeto de lei. Digo isto pois a bancada governista principalmente nos novatos ficamos esperando orientação durante a votação nesta Casa para darmos nosso voto. Agora se estão negociando o mesmo lhe digo nunca passou pela minha cabeça que isto viesse acontecer nesta Casa. As denúncias são fortes mais neste primeiro momento sou de acordo com o nosso presidente Arnaldo Melo e o deputado Raimundo Cutrim também veterano desta Casa, pois existe uma Corregedoria para apurar denúncias de atos incorretos de deputados desta Casa. Afirmo-lhe que não tenho nada com isto. Meu muito obrigado”, afirmou Vianey.

O pedido de CPI será entregue à Mesa Diretora da Assembleia assim que as 14 assinaturas necessárias para a instalação sejam conseguidas. Com a promessa de mais dois deputados feita hoje ao blog – Zé Carlos e Marcelo Tavares – em teoria o requerimento já soma dez assinaturas.

Já os outros 32 deputados que se recusaram a assinar a CPI da Propina, entre os quais Alexandre Almeida, Afonso Manuel, Antônio Pereira, Carlinhos Florêncio, Cleide Coutinho, André Fufuca, Edilázio Junior, Edivaldo Holanda, Dr.Pádua, Edson Araújo, Eduardo Braide, Fábio Braga, Francisca Primo, Marcos Caldas, Valéria Macedo, Hélio Soares, Hemetério Weba, Jota Pinto, Léo Cunha, Manoel Ribeiro, Raimundo Louro, Rogério Cafeteira, precisam se posicionar. Os eleitores, a sociedade de modo geral, merecem uma explicação. Vamos aguardar.

0 comentários: