Meu Perfil

Minha foto
DABY SANTOS
Araioses, Maranhão, Brazil
Pesquise
Ver meu perfil completo

Seguidores

Mural de Recados

Blog Archive

Visitantes Online

Visitantes

Blog Archive

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011














Última procissão de Nossa Senhora da Conceição comandada por padre Valmir leva uma multidão as ruas

O último festejo de Nossa Senhora da Conceição da era padre Valmir Tiel a frente da Paróquia de Araioses foi sem sobra de dúvidas o melhor e mais participativo de todos. Durante todo o novenário e igreja esteve cheia nas missas e ontem milhares de fies participaram de uma procissão histórica pelas principais ruas da cidade.

Padre Valmir está saindo da Paróquia de Araioses logo após o festejo de São Sebastião em João Peres. Em pouco mais de seis anos a frente da Igreja ele fez um trabalho excepcional não só em infraestrutura, como também foi o grande responsável pela volta dos católicos aos atos da igreja que vinha perdendo terreno para as igrejas evangélicas.

Reformou todas as igrejas e capelas do município e construiu dezenas de novas capelas pelos povoados de Araioses. Incansável chegava a rezar várias missas por dia. Carismático e muito simpático tinha o carinho, o respeito e admiração de todos os católicos e até de pessoas de outras religiões.

Está saindo segundo ele por conta de um rodízio padres praticando dentro da Igreja, mas muitos afirmam que é por questões políticas. Atritos entre ele e a prefeita Luciana Trinta passaram a existir antes mesmo dessa tomar posse da prefeitura araiosense. Em novembro de 2008, já eleita, Luciana resolver fazer uma festa (fora da data) para as crianças de Araioses em um domingo, no mesmo horário da missa dominical da igreja.

Foi montada uma estrutura de som na Praça do Viva ao lado da igreja. O som era muito alto e o padre não pode rezar a missa naquele dia. Ainda tentaram negociar com quem estava no trioelétrico que o som fosse desligado durante a missa, mas não houve jeito. O operador disse que só atendia ordens da prefeita e como essa não estava no local o impasse não foi resolvido.

Mais tarde, já como prefeita no exercício do cargo Luciana Trinta qis receber os sacramentos da igreja em uma missa. Porém a prefeita não é católica, pertence a uma igreja evangélica e ainda vive maritalmente com o ex-deputado Remi Trinta. Quem vive em tal situação não comunga, não pode ser padrinho, não recebe os sacramentos da igreja.

Daí em diante o padre Valmir passou a ser atacado sistematicamente nos veículos de comunicação da prefeita. Também dizem que ela trabalhou nos bastidores para tirar o Padre da paróquia de Araioses. Isso era dado como certo quando ele completou os primeiros quatro anos na paróquia araiosense. Como padre missionário, esse é o tempo que cada um passa em um lugar podendo ser transferido para outro lugar depois. No caso do padre Valmir houve muita pressão dos católicos e ele foi mantido no cargo.

Agora, com a mudança do bispo de diocese de Brejo – órgão que comanda as igrejas do Baixo Parnaíba - a prefeita teria conseguido seu intento, o de tirar o padre de Araioses. Isso causou muita indignação entre os fiéis, porém a pedido do próprio padre Valmir, não foi feito nenhum movimento que tivesse o objetivo de forçar o bispo a mudar de ideia.

Padre Valmir vai deixar saudades e já está na história como o melhor padre que Araioses já teve.

A procissão de Nossa Senhora da Conceição manteve a tradição de políticos e autoridades a acompanhá-la. Ontem mais uma vez esteve presente no cortejo o senador João Alberto que faz isso todos os anos e ainda doou 400 camisas com a foto do padre para ser distribuída. Vários motoqueiros e vaqueiros a vestiram durante o percurso.

Acima uma sequência de fotos da procissão de ontem.

0 comentários: