Meu Perfil

Minha foto
DABY SANTOS
Araioses, Maranhão, Brazil
Pesquise
Ver meu perfil completo

Seguidores

Mural de Recados

Blog Archive

Visitantes Online

Visitantes

Blog Archive

sábado, 13 de agosto de 2011

Presidente da FMF, Alberto Ferreira se negou a apresentar os recibos com a comprovação dos repasses da CBF.


Entre os indícios de crimes contra a federação estadual estão lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.

Wilson Lima
iG


A pedido do MPE (Ministério Público Estadual) do Maranhão, a Seic (Superintendência Estadual de Investigações Criminais) abriu inquérito policial na última quinta-feira para apurar indícios de irregularidades nos repasses de recursos da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) à FMF (Federação Maranhense de Futebol).
O presidente do inquérito, delegado Augusto Barros, apura indícios de crimes de desobediência envolvendo o presidente da FMF, Alberto Ferreira. Também estão sendo apurados crimes contra a ordem econômica, sonegação fiscal, crimes contra o sistema financeiro e contra a previdência social, lavagem de dinheiro, corrupção, suborno, entre outros.
Paralelamente à investigação criminal, tramita um inquérito civil público presidido pela promotora Lítia Cavalcante, da promotoria do consumidor, que também apura indícios destes crimes. Quatro promotores fazem parte da investigação. Um é responsável por indícios de crimes de ordem tributária, outra cuida das irregularidades em fundações e um é encarregado de apurar crimes de improbidade administrativa.
O principal questionamento do Ministério Público do Maranhão e da Polícia Civil diz respeito à falta de transparência dos recursos da CBF repassados à FMF. No mês passado, por exemplo, a FMF divulgou dois balancetes diferentes na internet. Um no qual teria recebido da CBF R$ 240 mil durante o ano de 2010; outro, em que diz ter recebido R$ 320 mil. Um dos balancetes, por exemplo, não tinha a assinatura do presidente da FMF.
A Federação se negou a apresentar os recibos com a comprovação dos repasses da CBF. O presidente da FMF afirmou que somente iria apresentar a documentação por medida Judicial e ainda afirmou, em ofício ao Ministério Público, que a entidade “não teria competência para uma investigação deste gênero”. Ferreira também ingressou com um habeas corpus preventivo para não entregar a documentação ao Ministério Público. Ele teve o habeas corpus negado.
A CBF já encaminhou alguns extratos de pagamento ao Ministério Público Estadual e divulgou nota de repúdio contra Ferreira por dificultar a ação do MPE. Os dois inquéritos também apuram como foi gasto esse dinheiro repassado pela CBF e se os clubes maranhenses tiveram acesso a parte dele. Alguns negam que receberam qualquer ajuda da FMF no período. Alberto Ferreira não foi encontrado pelo iG para comentar a investigação do MPE e da Polícia Civil.
Há pelo menos dez anos o futebol do Maranhão vive uma crise sem precedentes. Hoje, apenas o Sampaio Corrêa disputa um título nacional, o Campeonato Brasileiro da Série D. O tradicional Moto Club decretou falência no ano passado, mas ainda participa de competições locais.

0 comentários: